O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), lançou nesta segunda-feira (6) a plataforma Visit Pará, uma ferramenta digital inovadora voltada à modernização e à transformação tecnológica do turismo paraense. Disponível no endereço www.visitpara.com.br, a iniciativa reúne em um ambiente virtual integrado um site e aplicativo direcionados a turistas, empreendedores e gestores públicos, com o objetivo de centralizar informações sobre atrativos, serviços, eventos e rotas turísticas do Estado.
O lançamento ocorreu no Palácio do Governo, em Belém, e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, representantes do Sebrae, associações do setor e integrantes do trade turístico.
Segundo o governador Helder Barbalho, a plataforma representa um marco na gestão do turismo paraense e um instrumento essencial para aprimorar a experiência dos visitantes e orientar políticas públicas.
“A plataforma trará dados importantes para tomada de decisões e para estratégias futuras que fortaleçam o setor na economia. Vai permitir que operadores de turismo tenham informações para aprimorar suas atividades e expandir suas operações. Naturalmente, será também uma ferramenta para que nossos visitantes conheçam melhor o Pará, com mais orientação e qualidade na experiência”, destacou o governador.
Helder ressaltou ainda que a iniciativa surge em um momento de grande visibilidade internacional para o Pará, impulsionado por eventos como a COP30, que será sediada em Belém. Ele também lembrou dos investimentos em infraestrutura turística, como o Parque de Bioeconomia da Amazônia, o Museu das Amazônias, o Complexo Porto Futuro, além da modernização do aeroporto da capital, terminais hidroviários e a expansão da rede hoteleira.
“O turismo é uma nova vocação econômica e temos o principal produto: o Pará, com suas riquezas naturais, culturais, históricas e gastronômicas”, afirmou o chefe do Executivo.
A vice-governadora Hana Ghassan também destacou o impacto positivo da plataforma na experiência dos visitantes.
“Queremos que o turista, quando chegar aqui, saiba exatamente para onde ir, de acordo com o que ele procura. Se busca uma experiência gastronômica, terá restaurantes recomendados. Se quer visitar museus, saberá onde estão. E agora, com essa plataforma, temos uma oportunidade enorme — mas ela só será conhecida se cada um de nós ajudar a divulgar”, disse.
O secretário de Turismo, Eduardo Costa, enfatizou que o Pará é o primeiro Estado do país a adotar uma plataforma com esse nível de estrutura tecnológica voltada à gestão integrada do turismo.
“É uma plataforma nossa, com a nossa cara, os nossos empreendimentos, o nosso artesanato, os nossos destinos. Tivemos a preocupação de fazer algo padronizado e de qualidade, para ser um elemento fundamental no crescimento do turismo paraense”, destacou.
Para Elizabete Grunvald, presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), o lançamento da Visit Pará ocorre em um momento estratégico de preparação para a COP30.
“Essa solução é muito necessária e chega em boa hora. O setor produtivo está unido e confiante de que o Pará vive um momento histórico, com grandes entregas e oportunidades”, afirmou.
A plataforma Visit Pará já está disponível para acesso gratuito a turistas, empreendedores e gestores públicos, reunindo informações atualizadas sobre o potencial turístico do Estado e consolidando o Pará como um destino de destaque nacional e internacional.

Comentários: