“Eu nunca vi algo assim.” A frase dita pelo governador da Califórnia, Gavin Newsom, resume o impacto global do acordo firmado entre o estado norte-americano e o Governo do Pará, por meio do Vale Bioamazônico — iniciativa que está transformando a Amazônia em um polo mundial de inovação, sustentabilidade e tecnologia verde.
O memorando de entendimento assinado nesta semana consolida uma cooperação histórica entre os dois territórios, voltada para o desenvolvimento da bioeconomia, inovação sustentável e combate aos incêndios florestais. A parceria une duas potências ambientais e tecnológicas: o coração da Amazônia e o berço da inovação mundial — o Vale do Silício.
“Estamos unindo forças para criar soluções reais para o planeta. A Califórnia e o Pará compartilham o mesmo compromisso: proteger o meio ambiente e transformar desafios climáticos em oportunidades de desenvolvimento”, destacou o governador Helder Barbalho.
O acordo marca um novo patamar de cooperação internacional, colocando o Pará como referência global na transição para uma economia de baixo carbono e no fortalecimento da agenda climática que será destaque na COP30, em Belém.
📸 Imagens e sonoras disponíveis em:
🔗 mab.to/t/tpSSFL3e9h3/us2
📰 Mais informações em Agência Pará:
🔗 https://agenciapara.com.br/noticia/72362
📍 Por Agência Pará
#ValeBioamazônico #CalifórniaePará #InovaçãoSustentável #AmazôniaGlobal #COP30 #HelderBarbalho

Comentários: